2) Procedimentos para o Tratamento da Dor A dor é um dos principais motivos de consultas médicas neurocirúrgicas.
Estima-se que a prevalência de dor crônica no mundo esteja em torno de 10,1 a 55,5%, com uma média de 35,5%. No Brasil, embora não haja muitos estudos epidemiológicos, algumas pesquisas confirmam incidência semelhante, trazendo graves limitações físicas, sofrimento e perdas econômicas a população adulta.
Dor envolve várias especialidades médicas e existem diferentes tipos de tratamentos a cada uma delas. Muitos procedimentos neurocirúrgicos podem auxiliar no tratamento da dor, permitindo que pacientes vivam com melhor qualidade de vida e menor sofrimento.
Em geral, procedimentos neurocirúrgicos são indicados para tipos específicos de dor, em casos onde o tratamento clínico não funcionou ou foi insuficiente.
Entre as diversas técnicas cirúrgicas modernas no tratamento da dor temos a com utilização da famosa “Radiofrequência”, técnicas neuromodulatórias com implantes de neuroestimuladores (como a neuroestimulação medular), sistemas de infusão intratecal de fármacos para dor oncológica/espasticidade....