Dor lombar ou lombalgia, ou a “famosa dor nas costas”, constitui causa frequente de incapacidade, sendo a principal causa de afastamento do trabalho no mundo e sobrepujada apenas pela cefaleia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam o homem.
É uma condição comum que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% das pessoas em algum momento da vida, apresentando uma “prevalência pontual” de aproximadamente 12% na população mundial.
É definida com um sensação de dor e/ou desconforto localizada na parte inferior do tronco/coluna vertebral e acima das nádegas, geralmente associa a travamentos e limitação da mobilidade.
A presença da dor lombar está relacionada a um conjunto de causas, como, por exemplo, fatores sociodemográficos (idade, renda e escolaridade), estado de saúde (obesidade), estilo de vida ou comportamento (tabagismo/cigarro, alimentação e sedentarismo) e ocupação/atividades laborais (trabalho físico pesado, permanecer por tempo prolongado em posição estática, movimentos repetitivos)...
Se você sofre com dores nas costas que prejudicam a sua qualidade de vida, está na hora de procurar um neurocirurgião.