Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro de 2017, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo sofrem de “Epilepsia”, sendo 1,9 milhão brasileiros
Quando o tratamento com medicamentos não proporciona resultados satisfatórios, porém, os médicos podem considerar outros procedimentos, como a Estimulação de Nervo Vago, conhecida como “Terapia VNS”.
Trata-se de uma “cirurgia que pode reduzir em até 90% as crises convulsivas em pacientes com epilepsia”, quando bem indicado, melhorando muito sua qualidade de vida.
A Terapia VNS é uma alternativa moderna e menos invasiva adotada para reduzir os sintomas da epilepsia. Embora pouco conhecido no país, o procedimento é muito adotado em países da Europa e Estados Unidos.
A técnica consiste no implante de um “eletrodo no nervo vago esquerdo” que é conectado a um “gerador de pulsos” que fica no tórax. O gerador, ou marca-passo, é regulado para enviar estímulos através do nervo vago até o cérebro, o que faz inibir as “crises convulsivas”.